A ESTRUTURA DOS CABELOS

Os fios do nosso cabelo são formados por três partes: a cutícula (parte externa), a medula (o centro) e o córtex (a verdadeira estrutura).

Cutícula – É a parte mais superficial, responsável pelo brilho, maciez e a proteção dos fios. Quando não agredida, caracteriza o aspecto uniforme dos cabelos. É formada por um conjunto de placas – as escamas – que são sobrepostas umas às outras. Sua composição básica é aminoácidos (ceramidas e ácidos graxos essenciais) e minerais.

Cortex – Esta é a parte central, responsável pelas características como elasticidade, resistência e a cor dos fios. É formado por um conjunto de fibras unidas por uma alta concentração de queratina rica em enxofre e grãos de melanina. As intervenções químicas mais radicais, como coloração, alisamentos e ondulamentos, atuam principalmente nessa região, alterando a sua estrutura.

1

Medula – A medula é a parte mais central do fio. Ela tem um baixa densidade celular, sendo composta em sua maioria por células mortas e ocas. Influi muito pouco sobre o comportamento físico e químico da fibra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =